Fui ao templo domingo e ouvi um pastor baiano pregando sobre os sacerdotes nos dias de hoje.
Está escrito: mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom. 1 Tessalonicenses 5:21, mas está cada vez mais difícil examinar o que é bom, pois pouco se aproveita do que tem sido pregado nos púlpitos dos templos.
Bem, esse pastor começou falando que devemos sempre está diante do sacerdote apresentando nossos problemas e ouvindo seus “sábios” conselhos. Pra isso ele usou um texto do evangelho de Mateus em que 10 leprosos se apresentam a Jesus pedindo-lhe cura, então Ele os manda se apresentar ao sacerdote. Ok, vamos lá:
1- No antigo testamento Deus orienta o povo de Israel que o leproso deveria ser afastado do convívio social, por isso eles viviam em comunidades distantes da cidade. Deus também orientou que em caso de cura o ex-leproso deveria se apresentar ao sacerdote, o sacerdote e só ele, após a constatação da cura teria a autoridade para devolve-lo ao convívio social. Por isso Jesus mandou que eles se apresentassem ao sacerdote, e após esse processo apresentassem a Deus o sacrifício também pré-estabelecido em gratidão pela cura.
2- O pastor também falou sobre a legalidade do sacerdote nos dias de hoje, ou seja, que o sacerdote ungido por Deus é aquele que é ungido por uma igreja (instituição), e que só esses tem o direito e a autoridade de cuidar e disciplinar as ovelhas. Bem, nos dias de Jesus a religião/igreja era o judaísmo, o sacerdote e todos os obreiros do templo só podiam ser levitas, ou seja, pertencer a tribo de Levi, mas Jesus era da tribo de Judá, não tinha relação com o judaísmo, muito pelo contrário, quando entrava na sinagoga era pra pregar contra a religiosidade corrupta que havia tomado conta daqueles que deviam guiar o povo a Deus.
Então o ministério de Jesus está anulado por isso? Muito pelo contrário, Paulo escreveu que Jesus é nosso sumo sacerdote, e que os sacrifícios outrora apresentados anualmente pelos sacerdotes, pelos pecados do povo, não mais seriam necessários, pois o sacrifício apresentado por nosso sumo sacerdote e ao mesmo cordeiro de Deus, foi definitivo. Hebreus9:25 Nos dias de hoje a figura do sacerdote foi abolida, existe sim, homens ungidos por Deus para liderar comunidades, mas sempre com o intuito de pregar o evangelho, edificar vidas e guiá-las ao conhecimento do verdadeiro evangelho de Jesus, e não tem nada a ver com denominações, convenções, instituições, e sim com o reino de Deus pois existem muitos líderes ungidos por Deus no meio do povo que não tem cargos eclesiásticos, mas que são pastores de ovelhas.
Jesus nos garantiu acesso direto ao Pai, não precisamos de intermediários, o véu do templo que restringia o acesso do santíssimo apenas aos sacerdotes foi rasgado de alto a baixo, hoje o santíssimo habita em nós, glória a Deus em Jesus.
É isso, só isso, e nada além disso.
Amauri Jr
Recife, 14 de Setembro de 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário